quarta-feira, 29 de abril de 2009

O Twitter e os relacionamentos


O Twitter, para quem não conhece é um microblog com capacidade de até 140 caracteres por post. Uma novidade que já está virando mania.


O Twitter saiu da esfera dos aficcionados por novas tecnologias e já chama a atenção de consumidores comuns. Agora é a vez dos executivos de Marketing. A toda hora já começam a surgir empresas anunciando sua entrada nessa rede social, seja para integrar campanhas, anunciar promoções ou para se relacionar com seus consumidores.


O Twitter é uma rede social cujos perfis próprios permite a publicação de textos em até 140 caracteres. Com uma interface fácil, rápido de aprender e de mexer, a ferramenta permite ainda que seus usuários acompanhem as postagens de outras pessoas de uma forma também prática.


O tráfego da rede social aumentou 700% em fevereiro em relação ao mesmo mês do ano passado. Não são poucas as empresas que utilizam a ferramenta para divulgar ou reforçar suas marcas, o que já faz os donos das redes sociais buscarem por uma solução para cobrar por contas corporativas, como faz o YouTube - por enquanto, o serviço é gratuito.


Muitas pessoas usavam esses espaços não apenas para falar sobre seus produtos, mas também para adquirir opiniões antes de realizar uma compra, muitas marcas vêm estreitando sua presença nas redes sociais mais movimentadas e o Twitter é a bola da vez.


A mais nova rede social da internet pode ser explicada como um blog onde são postadas mensagens semelhantes aos torpedos dos celulares. A diferença entre mandar uma mensagem pelo celular ou Messenger e pelo Twitter, é que nesse caso o texto é enviado para várias pessoas, chamadas de "seguidores". Mas a grande novidade do serviço está na rapidez e na continuidade das postagens. Várias vezes por dia, milhões de pessoas contam detalhes da rotina, comentam sobre um novo site que descobriram, contam "o que estão fazendo".


Uma dessas pessoas é o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que tem o Twitter com maior número de seguidores, 409 mil. Outros famosos como a cantora Britney Spears, 345 mil, e o político Al Gore, 281 mil, figuram no ranking dos Twitter mais visitados. No Brasil, a nova rede de relacionamentos vem sendo descoberta e, por enquanto, o Twitter com mais seguidores é o do apresentador Marcelo Tas, com 15 mil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário