segunda-feira, 15 de junho de 2009

Mostra de Cinema comentado traz obra de Graciliano Ramos para as telonas


A 4° Mostra de Cinema Comentado da Faculdade Estácio de Sá teve sua abertura no período da noite, com o Filme São Bernardo, que resgata a Obra de Graciliano Ramos.
O filme conta uma história que se passa no interior de Alagoas, filho de camponeses Paulo Honório, é um mascate que perambula pelo sertão a negociar com redes, gado, imagens, rosários e miudezas. Cria uma obsessão, arrancar a fazenda São Bernardo das mãos de seu inepto dono, o endividado Luiz Padilha, transformando este em seu empregado.
Alcançando finalmente seu objetivo e, com muita astúcia e violência, Paulo Honório faz a fazenda prosperar e torna-se temido pelos empregados e fazendeiros vizinhos. Nesse momento, ele sente que precisa constituir família e vê essa possibilidade na professora esquerdista Madalena, a quem convida para visitar a fazenda. Casam-se, mas o humanismo e sensibilidade da professora se chocam com a rudeza de Paulo Honório, ficando no ar a suspeita de que ela o trai, física e politicamente.
Daí por diante, Paulo Honório passa a viver dentro de um clima de ciúme motivado por sua imaginação possessiva. Um dia, descobre uma folha de papel na qual reconhece a letra de Madalena. Pensa que é parte de uma carta para um amante. Discutem e Madalena suicida-se. Honório é então um homem arrasado, torturado pelas dúvidas, solitário. No fim da vida, escreve suas memórias.
Baseado em obra de Graciliano Ramos, é considerado um dos melhores filmes do diretor Leon Hirszman.
O filme passou pelos comentários de Marcelo Miranda, jornalista e crítico de cinema dos Jornais “O Tempo” e “Pampulha”. Marcelo elogiou o filme e apontou sinais que os telespectadores não haviam percebido como a construção dos personagens na hora das filmagens, as cenas não fazem um zoom do rosto dos personagens já que eles foram tendo personalidade ao longo do filme.
Uma das características do filme que Miranda apontou que faz um paralelo com a sociedade contemporânea é a questão das pessoas se preocuparem o tempo todo com o trabalho e se esquecerem de viver.
O encerramento da quarta Mostra de Cinema da faculdade Estácio de Sá foi por conta d o filme “Romance (2003)”, dirigido por Guel Arrares e protagonizado por Wagner Moura e Letícia Sabatella. Os comentários sobre a obra ficou por conta da palestrante Ivete Walty, professora da faculdade de letras da UFMG e doutora em Literatura Comparada pela USP.
A Mostra teve três dias de evento, porém a exibição dos filmes contou com pouquíssimos participantes. Um saldo negativo para os alunos que se fazem Jornalistas e não contemplam o aprendizado que as telonas nos proporcionam.

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Mostra de cinema comentado é noticia em Instituição de Ensino

Comentaristas na arte cinematográfica estarão na segunda semana de Junho em uma mostra de cinema na Faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte. Segundo o professor e coordenador do curso de Jornalismo Marcelo Freitas a 4° Mostra de Cinema Comentado não terá um tema específico, seguindo uma linha mais solta.
Os filmes passarão pelo crivo dos comentaristas que ajudaram na escolha dos filmes. No inicio haverá uma exibição de curtas produzidos pelos alunos do curso de Publicidade e Jornalismo da Faculdade.
O professor ressaltou a importância dessas atividades extracurriculares. “Procuramos passar ao aluno a idéia que comunicação não e apenas escrever um texto, mas sim ter uma visão ampla sobre comunicação, o cinema é uma forma de comunicação onde também são passadas muitas informações. O objetivo é ampliar o conceito de comunicação”.
A divulgação da Mostra foi feita através de Rádio e Associação de moradores e é aberta ao público em geral. E para quem quer curtir essa semana do dia dos namorados bem juntinho do seu amor, ai vai a dica e a programação.
Programação:
08 de Junho - Segunda-feira
8:00h – “O Prisioneiro da Grade de Ferro” (2004), de Paulo SacramentoComentado por Carlos Henrique Santiago, jornalista, ex-presidente do Centro de Estudos Cinematográficos (CEC) e crítico de cinema.
19:30h – “São Bernardo” (1972), de Leon HirszmanComentado por Marcelo Miranda, jornalista e crítico de cinema dos jornais “O Tempo” e “Pampulha”.
09 de Junho – Terça-feira
8h30 – “Eu, Você e Todos Nós” (2006), de Miranda July
Comentado por Clarisse Alvarenga, jornalista e mestre em Multimeios pela Unicamp. É pesquisadora e realizadora no campo Audiovisual
19:30h – “Quantum of Solace” (2008), de Marc Foster
Comentado por José Ricardo, crítico de cinema e mestrando em Cinema pela UFMG.
10 de Junho – Quarta-feira
10 de Junho – Quarta-feira
8h – Cinema Paradiso (1988), de Giuseppe Tornatore
Comentado por Marcelo La Carreta, bacharel e mestre em Cinema pela UFMG, professor de Técnicas Audiovisuais, cineasta, animador e videocompositor
19h – “Romance” (2008), de Guel Arraes
Comentado por Ivete Walty, professora da Faculdade de Letras da UFMG e doutora em Literatura Comparada pela USP.